Mudar os hábitos de uma empresa priorizando atitudes sustentáveis pode parecer difícil num primeiro momento
Mudar os hábitos de uma empresa priorizando atitudes sustentáveis pode parecer difícil num primeiro momento, mas a verdade é que as tendências mencionadas a seguir são atitudes possíveis de serem aplicadas no seu negócio de um jeito prático.
O mercado de empreendedorismo tem mudado nos últimos anos e o público procura novas ideias que revolucionam a forma como consumimos. A sustentabilidade tem sido um dos pontos mais valorizados nos novos mercados, atitudes relacionadas a isso são capazes de inserir oportunidades de crescimento às empresas que optarem por mudanças voltadas a esse assunto.
A seguir, você encontra 5 tendências sustentáveis para pequenos negócios que tendem a enriquecer o mercado e também os profissionais da área.
Essa tendência visa que os líderes de uma empresa sejam capazes de gerenciar seus colaboradores criando um ambiente confortável e produtivo. Os princípios de sustentabilidade ligados à boa liderança são: respeito ao outro, compreensão da diversidade , ética e transparência.
Dessa forma, o líder é capaz de orientar e organizar seus times de forma empática, colaborando para a valorização de habilidades pessoais de todos os colaboradores em prol do bom desenvolvimento da empresa.
Empresas que decidem apostar na sustentabilidade possuem vantagem em comparação a negócios de estrutura tradicional. Investir em um modelo de negócio mais sustentável significa gerar inovação e promover mudanças no modelo de produzir e consumir.
Acreditar no desenvolvimento de produtos à base de matérias-primas limpas e renováveis, atrelados a tecnologias e processos digitais, pode ser uma forma de alavancar seu negócio. Outra forma de inovar, é se desvincular do modelo tradicional de consumo de energia elétrica.
Diante disso, uma boa ideia é consumir de fontes de energia limpa. A NEX é um exemplo de empresa que incentiva e ajuda pequenos e médios empreendedores a inovarem na forma como consomem energia elétrica.
A visão de comprometimento coletivo diante de um objetivo único de desenvolvimento da empresa permite que o crescimento e sucesso da instituição seja maior.
Isso se deve ao fato de que quando as relações se tornam mais horizontais, onde hierarquias são neutralizadas e há abertura para que os colaboradores possam trabalhar e opinar com aceitação de todos, o ambiente se torna mais proveitoso e produtivo.
Para isso, é importante reforçar a cultura da empresa, e evidenciar que a ideia de competição é rebatida pelo conceito de colaboração entre colaboradores de diferentes áreas de atuação do negócio.
Essa modalidade no marketing procura desenvolver estratégias de uma empresa com responsabilidade ambiental, isso é, o mínimo de efeitos negativos ao meio ambiente.
Essa tendência se preocupa em analisar desde o processo inicial de escolha de matéria-prima para a produção dos produtos até o modo como vai ser distribuído para os consumidores.
Sendo assim, o Marketing Verde é o responsável por comunicar ao cliente a forma como a empresa se relaciona com questões ambientais e como atua para que os processos sejam executados de maneira sustentável.
Algumas empresas costumam lidar com práticas sustentáveis como algo à parte do plano de negócio, que consiste em um relatório que abrange os objetivos de um empreendimento e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados. Mas, essa maneira de administrar tais práticas, pode inviabilizar a boa funcionalidade delas.
Ao agregarmos as práticas sustentáveis ao plano de negócio de uma empresa, criamos a possibilidade de geração de valor aos serviços e/ou produtos. Essa inserção sustentável pode acontecer por adaptação de processos já existentes dentro da empresa, ou criação de novos meios de produção.
Mas afinal, o que seriam essas práticas? A sustentabilidade está em admitir ações dentro do seu negócio que protejam o meio ambiente de alguma forma. Elas devem assumir benefícios de desenvolvimento tanto para a empresa quanto para a sociedade e podem ser atividades direcionadas à produção, mas também aos funcionários como: maior consciência social, valorização da importância do ambiente comunitário, atenção às frustrações com o trabalho e a rotina.
A NEX atua como uma empresa de geração distribuída. Isso significa que conectamos seu negócio a uma usina parceira que irá fornecer energia elétrica de fontes limpas e renováveis. Além disso, você também consegue uma economia de até 20% no valor mensal da conta de luz da sua loja.